Símbolo dos Pontos Cardeais e Xadrez - AutoCad (2D e 3D) e NotePad ++
Passo 1 - Ficheiros LISP presentes no site do docente (guardar)
Passo 2 - Desenhar o símbolo, identificando 2 pontos , o primeiro identifica o centro do símbolo, e o segundo indica o Norte
Passo 3 - "CIRCLE" ; "0,0" e "1,0" (enter)
Passo 4 - Linha mais grossa com "POLYLINE" (enter) ; "0,0" ; "W" ; "0.1" (enter) , "0.1" para indicar a espessura , no ponto "0,1" (enter)
Passo 5 - Guardar a informação no Notepad ++, em que "defun" é para definir função, e "c:" serve para atribuir o nome a um comando ; "" é um enter , e guardar como LISP
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
3 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
4 (comand "circle" pt1 pt2)
5 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
6 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2"" )
7 )
Autocad
Passo 6 - "APPLOAD" e inserir a LISP criada
Passo 7 - "F3" para desligar o OSNAP
Passo 8 - "SNORTE" (enter), "0,0", "0,1"
Notepad ++
Passo 9 - Comando sem ter de desligar o "OSNAP"
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pontos (getvar "osmode"))
3 (setvar "osmode"0)
4 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
5 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
6 (comand "circle" pt1 pt2)
7 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
8 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2 "" )
9 (setvar "osmode" 0)
10 )
Passo 10 - Desenhar as duas linhas ortogonais, usando as coordenadas polares
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pontos (getvar "osmode"))
3 (setvar "osmode" 0)
4 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
5 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
6 (setq pt3 (polar pt1 (+ (/pi 2)(angle pt1 pt2 ))(* 1.2 (distance pt1 pt2))) )
7 (setq pt4 (polar pt1 (angle pt3 pt1 ) (* 1.2 (distance pt1 pt2))))
8 (comand "circle" pt1 pt2)
9 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
10 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2 "" )
11 (comand "line" pt3 pt4 "")
12 (comand "copy" "last" "" pt1 pt1 "")
13 (comand "rotate" "last" "" pt1 90 )
14 (setvar "osmode" pontos)
15 )
CONTINUAÇÃO DO XADREZ 3D
Passo 1 -Ficheiro LISP disponivel no site do docente
Passo 2 - " XAD"
Passo 3 - " VPOINT" Axis : 315 Y: 30
Passo 4 - "LOFT" selecionar por ordem as circunfêrencias (enter)
Passo 5 - "SHADEMODE" "X" (enter)
Passo 6 - E repete-se o processo
Passo 8 - Ficheiro LISP disponivel no site do docente
Passo 9 - Acrescenta-se no NotePad++ com as devidas alterações
1 (defun c:xad ( / lista)
2 (command "ucs" (getpoint " Indique o ponto de inserção da peça. ") "")
3 (setq nu 0)
4 (command "circle" "0,0,0" 10)
5 (guardar)
6 (command "circle" "0,0,20" 1)
7 (guardar)
8 (command "circle" "0,0,30" 5)
9 (guardar)
10 (command "circle" "0,0,50" 10)
11 (guardar)
12 (solido)
13 (command "ucs" "")
14 )
15 (defun solido ()
16 (command "loft")
17 (foreach p lista (command p))
18 (command "" "")
19 )
20 (defun guardar ()
21 (setq lista (append lista (list (set (read (strcat "entidade" (rtos nu))) (entlast)))))
22 )
Passo 2 - Desenhar o símbolo, identificando 2 pontos , o primeiro identifica o centro do símbolo, e o segundo indica o Norte
Passo 3 - "CIRCLE" ; "0,0" e "1,0" (enter)
Passo 4 - Linha mais grossa com "POLYLINE" (enter) ; "0,0" ; "W" ; "0.1" (enter) , "0.1" para indicar a espessura , no ponto "0,1" (enter)
Passo 5 - Guardar a informação no Notepad ++, em que "defun" é para definir função, e "c:" serve para atribuir o nome a um comando ; "" é um enter , e guardar como LISP
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
3 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
4 (comand "circle" pt1 pt2)
5 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
6 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2"" )
7 )
Autocad
Passo 6 - "APPLOAD" e inserir a LISP criada
Passo 7 - "F3" para desligar o OSNAP
Passo 8 - "SNORTE" (enter), "0,0", "0,1"
Notepad ++
Passo 9 - Comando sem ter de desligar o "OSNAP"
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pontos (getvar "osmode"))
3 (setvar "osmode"0)
4 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
5 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
6 (comand "circle" pt1 pt2)
7 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
8 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2 "" )
9 (setvar "osmode" 0)
10 )
Passo 10 - Desenhar as duas linhas ortogonais, usando as coordenadas polares
1 (defun c:snorte (/ pt1 pt2)
2 (setq pontos (getvar "osmode"))
3 (setvar "osmode" 0)
4 (setq pt1 (getpoint "qual o centro do simbolo?"))
5 (setq pt2 (getpoint "qual a direcao norte"))
6 (setq pt3 (polar pt1 (+ (/pi 2)(angle pt1 pt2 ))(* 1.2 (distance pt1 pt2))) )
7 (setq pt4 (polar pt1 (angle pt3 pt1 ) (* 1.2 (distance pt1 pt2))))
8 (comand "circle" pt1 pt2)
9 (comand "pline" pt1 "w" (* 0.1 (distance pt1 pt2))
10 (* 0.1 (distance pt1 pt2)) pt2 "" )
11 (comand "line" pt3 pt4 "")
12 (comand "copy" "last" "" pt1 pt1 "")
13 (comand "rotate" "last" "" pt1 90 )
14 (setvar "osmode" pontos)
15 )
CONTINUAÇÃO DO XADREZ 3D
Passo 1 -Ficheiro LISP disponivel no site do docente
Passo 2 - " XAD"
Passo 3 - " VPOINT" Axis : 315 Y: 30
Passo 4 - "LOFT" selecionar por ordem as circunfêrencias (enter)
Passo 5 - "SHADEMODE" "X" (enter)
Passo 6 - E repete-se o processo
Passo 8 - Ficheiro LISP disponivel no site do docente
Passo 9 - Acrescenta-se no NotePad++ com as devidas alterações
1 (defun c:xad ( / lista)
2 (command "ucs" (getpoint " Indique o ponto de inserção da peça. ") "")
3 (setq nu 0)
4 (command "circle" "0,0,0" 10)
5 (guardar)
6 (command "circle" "0,0,20" 1)
7 (guardar)
8 (command "circle" "0,0,30" 5)
9 (guardar)
10 (command "circle" "0,0,50" 10)
11 (guardar)
12 (solido)
13 (command "ucs" "")
14 )
15 (defun solido ()
16 (command "loft")
17 (foreach p lista (command p))
18 (command "" "")
19 )
20 (defun guardar ()
21 (setq lista (append lista (list (set (read (strcat "entidade" (rtos nu))) (entlast)))))
22 )
Sem comentários:
Enviar um comentário