terça-feira, 18 de outubro de 2016

Entrega do Trabalho - 18/10/2016

COAT RACK V11,138,139  - ENTREGA DE TRABALHO


Passos utilizados na realização do trabalho de grupo:


Coat Rack V11,139,138
Digitalização

Passo 1 -Abrimos um novo ficheiro acadiso e fizemos IMAGEATTACH para colocar a digitalização no model space.
Passo 2 -Criámos novas layers: layer “imagem” (cor branca); layer “linhas auxiliares” (cor vermelha); layer “linhas auxiliares 2” (cor magenta); layer “linhas auxiliares 3” (cor verde); layer “janelas” (cor vermelha); layer “desenho” (cor azul); layer “hatch” e layer “cotas” (cor cyan); layer “Setas” (amarelo).
Passo 3 -Passámos XLINE verticais e horizontal sobre cota. Fizemos SCALE: all, seleccionámos o base point, seguido de Reference e da selecção dos dois pontos de referência. Tendo já previamente carregado o autolisp cv_fraction, usámo-lo para indicar o valor a atribuir a essa distância: (cv 6 3 3 4), alterando assim para a escala real do objecto.
Passo 4 -Estando em escala real, usámos XLINE para as linhas de referência para auxiliar a construção do desenho em sobreposição à imagem.
Passo 5 -Para criarmos o layout, seleccionámos o layout 1 e fomos a PAGESETUP e seleccionámos Modify. Na impressora seleccionámos DWG to PDF e nas properties retirámos as margens de impressão, indo a Modify Standard Paper Sizes (Printable Area), seleccionando ISO A4 (210.00 x 297.00 MM) e colocando todos valores a zero. No paper size seleccionámos ISO A4 (210.00 x 297.00 MM) e colocámos o drawing orientation em portrait.
Passo 6 -Verificámos que existem duas escalas diferentes no desenho: uma para as vistas e outra para o pormenor e secção.
Passo 7 -Para calcular a escala das vistas (3/8”=1’0”) utilizámos o autolisp cv_fraction para fazer a operação (cv 0 0 3 8) obtendo o resultado 9.525. De seguida fizemos a operação (/ 304.8 9.5), obtendo o valor 32.0842. Questionámos o docente, que nos aconselhou a arredondar para escala 1/30.
Para calcular a escala do pormenor e da secção (3/8” full size), calculámos 3/8 da escala 1/30, o que corresponde a 11,25, tendo arredondado para escala 1/10.
Passo 8 -Criadas as linhas auxiliares (XLINE), procedeu-se à realização do desenho a partir das mesmas. No primeiro desenho, à escala 1/30, desenhamos as vistas gerais do desenho e no segundo, à escala 1/10, desenhamos o Detalhe A e a Secção B-B.
Passo 9 -Ainda no primeiro desenhado, indicamos as cotas, convertidas das medidas imperiais (pés e polegadas) para milímetros, utilizando o cv_fraction.
Passo 10 -Após a aplicação do Hatch, arrastamos o ficheiro “setas.lsp” para o AutoCAD, as setas para aplicar nas notas.
Passo 11 -Já no paperspace, ajustou-se o layout da folha e as janelas correspondentes às escalas das peças. Posteriormente, colocou-se as notas traduzidas, escalas, nome das representações e a indicação da unidade de medida.
Passo 12 -Por fim, exportou-se o documento em PDF para posterior impressão e entrega.






Ficheiros de entrega:

COAT RACK PDF               COAT RACK DWG






Sem comentários:

Enviar um comentário